terça-feira, julho 20, 2010

Mundial: os prémios Tiberius (segunda fase)

A pedido de nenhumas famílias, e com o sentido de oportunidade habitual, aqui está a segunda parte dos prémios Tiberius para o Mundial 2010 (a primeira tá aqui).


MELHOR PREVISOR DO MUNDIAL

Aquela criatura esponjosa, o cefalópode que vive no meio daquela água merdosa e turva, que teve grande sucesso a apontar os seus tentáculos à sorte e conseguiu acertar que a Espanha seria campeã: parabéns Zizou, vencedor do torneio de previsões do Núcleo.

Menção honrosa

OK, o polvo Paul. Mas foda-se, já chega de falar na merda do polvo. Já não tem graça. Cozam-no e façam arroz com ele.

PRÉMIO ESPANHA PARA A MELHOR ESPANHA

Espanha. Primeira equipa a ganhar fora do seu continente desde o Brasil. Primeiro novo campeão desde França em 98. Primeiro novo campeão a ganhar fora do seu país desde o Brasil em 58. Pronto, ganharam.

Pois, mas por outro lado os espanhóis eram uns gandas chatos. Os jogos da Espanha eram todos passinho-para-aqui-passinho-para-ali-passinho-para-acolá-golo-passinho-para-aqui-passinho-para-ali-passinho-para-acolá-acabou.

Nunca um campeão mundial tinha ganho a coisa perdendo o primeiro jogo; nunca um campeão mundial tinha marcado tão poucos golos; nunca um campeão mundial tinha ganho o torneio com a seguinte sequência de resultados nos jogos a eliminar:

1-0
1-0
1-0
1-0

Pronto, tá bem, os espanhóis jogavam muito. Mas porra que eram chatos.

Menção honrosa

Portugal. Sabiam que Portugal só marcou menos um golo no mundial que os espanhóis? Pois, o problema é que os chiquititos usaram a inteligente estratégia de "ganhar os jogos todos por 1-0", enquanto Portugal optou pela estratégia "vamos marcar os golos todos à Coreia do Norte".


PRÉMIO VIGARISTA, DESONESTO, ALDRABÃO, EXECRÁVEL

Carlos Queiroz. O Sol diz que o Queiroz lhe disse isto:

"Tendo em conta a estrutura amadora da federação, as coisas correram muito bem à selecção".

O Queiroz respondeu que o jornalista era "vigarista, desonesto, aldrabão e execrável".


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVJplMaxIrhlq44c5Z4Zf52CdDein3zaWzPsptBUdQ1GA5S1ez-e8KbtBJZ2b0ruzeg8phnCDCQl-idKv7bC9B805ekl5A0GCjQfIXchnaFLzHpT1MTZMMGM3SKjTcUMCMvgVQ/s320/carlos+queiroz.jpg


Menção honrosa

Carlos Queiroz. Enfim, a verdade é que, com a equipa que ele tem, jogando com quem ele jogou, até não foi mau. E já agora, sabem quantos golos é que a equipa do Big Phil Scolari marcou no Mundial 2006? 7. E desses, quantos foram nos três jogos a eliminar? 1.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJrlAl1xYHCX7d8ZtfViM9gWsqzq23pUYENx6E-zMy6nJT0qdtCYRxeedcOZ1VxrkvR8qjFBlUHwTdX0meKD0e5Dqp68jswFfIb64Ln2CnRGL9yDPXLJIWfUFHL9skVMymLZKh/s1600/Carlos+Queiroz.jpg
"Estão a ver o jovem Alex aqui atrás? Fui eu que lhe ensinei tudo o que ele sabe."


MELHOR LINGUÍSTA

Emmannuel Eboué. Reparem com que atenção este jogador da Costa do Marfim ouve as instruções do treinador da Coreia do Norte:



Menção honrosa

Vostradeis, que conjurou este magnífico labirinto sintático:
"Errado. Quem diz bem do Queirós percebe alguma coisa se futebol se também dizia bem do Scolari. Se dizia mal do Scolari, então percebe muito de futebol. Agora se dizia bem do Scolari, bem do Humberto Coelho e mal do Queirós, então não percebe nada de futebol! Mas, se dizia também bem do Oliveira, então trata-se de uma patologia cerebral grave..."

EQUIPA DO MUNDIAL

Vai em 3-4-3, que o FC Tiberius acredita em tácticas ofensivas:

Neuer

Maicon
Piqué
Van Bronkhorst

Xavi
Iniesta
Schweinsteiger
Honda

Robben
Villa
Forlan


Menção honrosa

Eduardo

Sergio Ramos
Tulio Tanaka
Aquele Central Paraguaio de Que Eu Não Me Lembro o Nome
Lúcio

Van Bommel
Elano
Ozil
Park

Klose
Higuain


Oh Tiberius, então e o Coentrão, toda a gente fala no Coentrão, dizem que foi o melhor lateral esquerdo do mundial, Coentrão, Coentrãããããããooooo!

Bah. O Coentrão deu nas vistas porque atacava muito. Como tinha bons centrais, e do lado direito o Queiroz só pôs a laterais uns pamonhas que não subiam, o Coentrão podia atacar à vontade. Mas um lateral esquerdo é um defesa, e um defesa é para defender. Coentrão não entra.


PRÉMIO AUTOCARRO DOS TRISTES

Portugal
. A Sport TV, nos últimos minutos do prolongamento do Paraguai-Japão - últimos minutos do prolongamento de um jogo dos oitavos do mundial, hã, que estava empatado - dividiu o ecrã para mostrar O AUTOCARRO DA SELECÇÃO DE PORTUGAL A SAIR DO HOTEL.

Sim - deixam de mostrar o jogo para mostrar UM AUTOCARRO A SAIR DE UM PARQUE DE ESTACIONAMENTO. E ficaram PARA AÍ CINCO MINUTOS SEGUIDOS com a merda de um autocarro parado na imagem enquanto se jogava.

http://www.transunidos.pt/img/autocarro_49p.jpg
Um autocarro! Estacionado! Bora fazer já um directo!

Menção honrosa

Portugal. Lá está, não foi só a Sport-Tv, foram todos os canais. No dia que a selecção foi apanhar o avião para a África do Sul, todos os telejornais abriram com directos de meia-hora a filmar UM AUTOCARRO A CIRCULAR. O autocarro não ia a voar, não tinha uma bomba lá dentro, não estava coberto de gajas nuas, nem sequer era este:

http://lmip.blogs.sapo.pt/arquivo/autocarro.JPG

Não dava para ver os jogadores lá dentro, nada. Era um autocarro a circular.

Ora, eu sou todo a favor da loucura pela bola. Não me importo nada que o país e o mundo ignorem as coisas importantes para ver jogos da bola, não me importo nada que se gastem biliões a construir estádios, e a alienação da bola e lá lá lá a conversa chata do costume. Bola
é bola, e bola é fixe.

Mas um autocarro É UM AUTOCARRO. Qual é a piada de estar a ver um autocarro a passar?

Se bem que, admito, a filmagem em directo do autocarro da selecção deu para apanhar isto:




OS SETE ANÕES DO MUNDIAL
Dunga

http://29.media.tumblr.com/tumblr_kyr8bpJCBP1qb3pado1_500.jpg
Mas que suspensório lindo, seu Dunga!


Zangado

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2009/09/11/article-1212670-064EB553000005DC-54_468x458.jpg
"Press press! Pass Pass! Ah, inglesi stupidi, non gioca una merda!"



Careca

http://associationfootball.files.wordpress.com/2009/09/bob-bradley-usa-soccer-coach.jpg

Este é o treinador da América. Não sei nada dele excepto que é careca.


Drogadito

http://putmeinthegame.files.wordpress.com/2009/10/maradona1.jpg
Passar férias com o Fidel dá nisto.

Soneca

http://cdn.wn.com/ph/img/9c/9b/70e9136effa81741db20d595abb8-grande.jpg
"zzzzzzzz... quoi, le match c'est fini?"

Dengoso

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYkUkSApPKaEm4To1rkpO9hmjhVROnRyHdC8iXsn7-d_8RM590hedCMpHhvUz0tnPlEaS5yqyVzpPz78mp7IGxljupimuLJuPpNAoQazG33Ldp3eHqhJOZJoASwyjC1QePqMp4/s400/cristiano-ronaldo-shirtless.jpg

"Onde está a minha pilinha? É só isto? Oh..."

Mestre

http://caixapretafc.files.wordpress.com/2010/02/iniesta.jpg
"No soy enano! Tiengo 1,70m!"




MELHOR CABELO

Marek "Sid Vicious/Frankenstein" Hamsik - Eslováquia

"Oh Marek, sobretudo não baixes a cabeça que ainda me vazas um olho"



Menção honrosa

Rigobert "Abel Xavier/Chewbacca" Song - Camarões


MELHOR RACISMO

Comentador da Sport TV, no intervalo do Japão-Paraguai, quando filmaram a bancada japonesa: "Sorrisos amarelos..."

Menção honrosa


Peter Trapp, um gajo do partido do governo da Alemanha que acha que os alemães deviam fazer testes de QI aos imigrantes.

Ora, oh Trapp, vamos lá olhar para a selecção alemã e para a superioridade da raça ariana, vamos?

Mesut Ozil - turco

Sami Khedira - tunisino

Miroslav Klose - polaco

Lukas Podolski - polaco

Jerome Boateng - ganês

Mario Gomez -espanhol

Cacau - brasileiro

E eis que temos agora ao vivo a resposta de Peter Frapp:

-Aber, mas ao menos o guarda-redes, Herr Neuer, há-de ser deutsche, ya, com aquele ar tão teutónico? Heil Hitler!

Pois, enganas-te, oh Frapp. Não sei de onde é o Neuer, mas o nome próprio dele é: Manuel. De onde é que há-de ter saído este Manuel?

Peter Frapp: Ach du lieber, a mão-de-obra pode ser imigrante mas o cérebro é ariano! Joachim Low! Heil!

Ah, pois, a propósito do Low...

MELHOR LIMPEZA DOS SALÕES

Joachim Low. Neste link, que não aconselho a clicar, têm o seleccionador da Alemanha a meter o dedo no nariz, extrair um macaco, e levá-lo à boca. Enjoy.

Menção honrosa

Visto que não apanhei foto nenhuma do Domenech a meter o dedo no nariz (mas de certeza que há-de haver), o prémio vai para o Pato Ronaldo, pela sua cuspidela na direcção da câmara:



Questão: isto é uma cuspidela para a câmara? Para o cameraman? Para o mundo em geral? Eu por acaso acho que não - o jogador de futebol é um animal algo porco, está sempre a escarrar para todo o lado. A gosma do Pato Ronaldo era inocente - deixem-no em paz.



PRÉMIO MISTER MAGOO

O fiscal de linha
do Alemanha-Inglaterra que não apanhou o golo do Lampard. (E sim, aqui diz-se fiscal de linha, não se diz árbitro assistente).

Menção honrosa

O fiscal de linha que não apanhou o Tévez dez metros adiantado no primeiro golo da Argentina com o México.


MAIOR AZARÃO

Mick Jagger.
Armou-se em fã de bola, foi ver o EUA-Gana a torcer pelos americanos - os cámones perdem. Foi ver o Inglaterra-Alemanha a torcer pelos ingleses - os bifes perdem. Quando anunciou que ia ver o Brasil-Chile e torcer pelo escrete, os brasileiros ficaram agarrados aos tomates.

Menção honrosa

Lula da Silva. Arranjou uma grande visita de estado a África, andou por Cabo Verde, pela Guiné Equatorial, pelo Botswana e mais não sei quê, e a visita de estado acabava, convenientemente, na África do Sul a tempo das meias-finais e da final. Fodeu-se, ficou a ver o Uruguai-Alemanha.


JOGADOR DO MUNDIAL

Andrés Iniesta.
A FIFA diz que foi o Diego Forlán, mas a FIFA que se foda. A Espanha jogava chato mas jogava muito, e ninguém jogava mais na Espanha que o Iniesta.

Totalmente a propósito: nos tempos do meu homónimo imperador, sabem quem eram os soldados ideais das legiões, que andaram a conquistar o mundo inteiro para Roma?

Pois, a início eram italianos, que era o que os romanos tinham ali à mão. Depois, as legiões incluíam númidas e gauleses e trácios e germânicos e mais o caralho. Entrava lá tudo.

Mas os soldados favoritos de gajos como o César, o Júlio? Não eram os gauleses, que eram grandes e fortes; nem os germânicos, que eram ainda maiores e mais fortes; não eram os celtas, que até tinham reputação de canibais.

Não, o César conquistou o mundo com legiões cheias de gajos vindos da Hispânia. As melhores legiões estavam cheias de espanhóis - gajos pequeninos mas ferozes e duros que nem pedras. O César e o Trajano e o Marco Aurélio e, sim, o Tiberius, tomaram conta do mundo à custa de um exército todo cheio de Xavis e de Iniestas.

Lá está, a raça ibérica - que inclui os espanhóis, mas também nos mete a nós - pode ser fraquinha de cabeça, mas tem jeito para andar à porrada e para jogar à bola.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMXYo2MPVHY1EcFbJoYZCnq5-JY9BfxM4gZxG-4YlxQIwHg93QJ3G3-UNwMNAunGOrb1Fkjo6RqXQv4srVcEJGb89sYGngoWiLYSKDXvIAnidnKx9sZglUejX5EvJB5Nk6yPLW/s400/cristiano_ronaldo_gay.jpg
Contudo, nem todos os legionários ibéricos eram especialmente viris


Menção honrosa

Cristiano Ronaldo.

Nah, tou só a gozar, o guedelhas não jogou nada. Vá, vamos dizer o Fórlan.


APOSTADOR MAIS AUDAZ


O inglês que apostou que o filho, que ainda não nasceu, vai marcar um golo pela Inglaterra no Mundial de 2030. Tiberius está disposto a também meter dinheiro lá no bebé inglês, mas com este acrescento: mesmo assim a Inglaterra não há-de passar dos quartos de final.

Menção honrosa

DJ Carcaça que, num arremedo desvairado de paixão patriótica, apostou 100 patacas (10 euros) em que Portugal vencia a Espanha. Como nota o próprio Carcaça, esta tresloucada aposta corresponde a "uma opípara refeição" lá no fim do mundo.

MELHOR ANÚNCIO

Mundial muito fraquinho em termos de publicidade. Há aquele anúncio da Nike com o Ronaldo a chutar uma bola contra o Homer Simpson, mas enfim, nada de especial.

Mas este anúncio, que acho que é a uma televisão argentina, é bom:



Não tenho grande pachorra para publicidade, mas é preciso apreciar um anúncio que, essencialmente, diz: "Argentina: o nosso país é uma merda mas ao menos temos jeito para a bola."

Menção honrosa


Anúncio dos supermercados Extra no Brasil.



Ora, que tem o anúncio de especial? Aquelas letrinhas a dizer "Valeu Brasil, nos vemos em 2014".

Pois, só que foi publicado nos jornais no dia a seguir ao Brasil-Chile - que o Brasil ganhou. Bastava terem esperado uns diazinhos pelo Brasil-Holanda. Valeu supermercados extra, nos vemos em 2014!

Menção desonrosa

Aqueles anúncios idiotas com o Sabrosa e o Big Mac Mac Loco Mac Big Big Fuck Cona Big Mac. Vai mamar oh Sabrosa. O McDonald's causa gases.


MELHOR CITAÇÃO

"Os penaltis não vão ser problema. Não vamos precisar deles." - David James da Inglaterra, quando lhe perguntaram se os ingleses (piores marcadores do penaltis do universo) tinham medo de ir a um desempate por penaltis com a Alemanha (que ganha todos os desempates por penaltis). Pois, pois não precisaste.

Menção honrosa

Dunga dixit: "Meu avô falava para meu pai que na época dele era bom. O meu pai falava para mim que na época dele era bom. Eu vou falar para meu filho que a minha época era boa... Em 1970, não tinha televisão na minha casa, então eu não vi todos os jogos para falar se foi bom ou ruim. Mas só falam bem daquela Copa."

O Dunga tem toda a razão. Os mundiais do antigamente têm reputação de ser uma maravilha porque um gajo só conhece deles as partes mais heróicas. Há-de ter havido uns Áustria 0 – Guatemala 0 que também hão-de ter sido uma bela seca.

Mais: antigamente, quando o mundo era pobrezinho e não havia Internet nem canais de notícias de 24 horas, nem todas as jogadas iam parar ao YouTube e não havia programas de 40 horas consecutivas a fazer a antevisão dos jogos.

De qualquer forma, os mundiais anteriores a 82 não entram para a conversa, que ninguém os viu. Vamos falar dos outros no...

RANKING OFICIAL NÚCLEO DURO DOS MUNDIAIS DA ERA MODERNA

1- México 86

Teve grandes equipas – por exemplo, uma fabulosa Dinamarca:



...que se espalhou ao comprido por causa da Quinta Del Buitre:


Teve uma Inglaterra fixe que foi liquidada pela mão de Deus. Teve um Brasil que já não era tão tchans como o de 82, mas mesmo assim jogava muito. Teve a França do Platini que também ainda estava em grande. A Alemanha também era enorme.

Teve o Dieguito Drogadito no zénite.

Teve o melhor golo da história... bem, de tudo:


Teve uma final épica. Até as equipas chungas, tipo o México, e jogadores chungas, tipo o Negrete, faziam coisas assim:


Enfim, ganda mundial. É o Rolls Royce, o Dominguinhos, o Tiberius dos mundiais.

2- Espanha 82.


Teve o melhor jogo de sempre da história dos mundiais:


E também teve provavelmente a melhor final de sempre da história dos mundiais:

E teve a Polónia do Boniek, e uma incrível meia-final Alemanha-Itália que foi a prolongamento e a penalties e em que um brutamontes alemão chamado Schumacher assassinou um francesito chamado Batiston.

3- Alemanha 2006


Na altura refilaram, futebol defensivo e poucos golos e o caralho, mas ninguém tinha razão. Foi um mundial e pêras. Teve grandes equipas - Itália soberba, França-Zidane em vez de França-Domenech, Alemanha alegre e audaciosa.

Teve um montão de desempates por penaltis. Teve uma final gira. Teve uma semi-final Itália-Alemanha fantástica. Teve um Holanda-Portugal que parecia a III Guerra Mundial. E, claro, teve isto:



4- França 1998

A França metia um bocado de nojo mas foi um bom mundial

5- Itália 1990

Poucos golos mas alguns jogos históricos e memoráveis - este Brasil-Argentina é do melhor, 90 minutos de brasileiros a esmagar e trinta segundos de Diego Drogadito a meter a bola para Cocaína Cannigia. E a Alemanha tinha uma equipa sensacional.

6-EUA 1994

A final foi uma seca sem golos, e aquele gajo da Colômbia foi assassinado. A Roménia e a Bulgária tinham equipas fixes.

7-Coreia do Sul/Japão 2002

Estragado por arbitragens miseráveis, e por um campeão do mundo nada memorável (vá, de repente, digam lá, quem ganhou? Qual era a equipa? Quem marcou os golos na final?) Teve a parte gira da expulsão do João "Vegeta" Pinto.

8-África do Sul 2010

Puta que pariu tanta vuvuzela.





PRÉMIO ESPECIAL GAJAS

Onde se analisa o contributo de cada uma das 16 equipas que chegaram à segunda fase.

ESPANHA

http://prioradodeidiotas.com/oindesmentivel/wp-content/uploads/2010/06/sara_carbonero_4.jpg


Esta é a namorada do Casillas. Claramente, a Espanha levou este Mundial a sério.

HOLANDA




A Holanda perdeu a final, mas claramente saiu em grande do Mundial. Jogou com qualidade. Aliás, a qualidade da Holanda era tanta, que a certa altura a África do Sul teve de expulsar parte dessa qualidade.

ALEMANHA

http://www4.pictures.zimbio.com/gi/Merkel+Receives+German+FIFA+World+Cup+2010+G1k9cbLl6Ipl.jpg


Sim, naturalmente a Alemanha não tinha tanta qualidade como a Espanha ou a Holanda, mas com uma fã destas nas bancadas, naturalmente que a equipa estava motivada.


URUGUAI

http://laspalomastramanalgo.files.wordpress.com/2010/06/diego-forlan-apuestas-uruguay-real-madrid.jpg


Não encontrei fotos de gajas uruguaias, portanto imaginem uma saiazinha no Forlán.

PARAGUAI



A equipa era chata, mas teve a grande revelação do Mundial 2010: Larissa Riquelme e o porta-telemóveis de Larissa Riquelme.

BRASIL

http://soccerlens.com/images/WC2006Babes/Babe2.jpg

Sim, o dunguismo era feio, mas o Brasil continua, claramente, a ser um poder do futebol.

ARGENTINA

maradona.jpg


Prometia muito, mas deu nisto.


GANA


http://www.thesoccerweb.com/WC2010/babes/ghana.jpg

Ainda estão longe de ganhar um Mundial, mas obviamente o futebol africano já evoluiu muito.

COREIA DO SUL

http://www.oleole.com/media/main/images/member_photos/group1/subgrp370/world-cup-2002---kor_94159.jpg


O futebol asiático, também, já não é como antigamente.


JAPÃO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCXaMDacv0lkgLk-xPz1rvEcwdVvpUbRVfPmGhOcfDIFnOT_9kjuyb0L8R7YpoNpvHXGelt7b8YIm3g0iCfrzkFQQngEG2_j5HlT1qgjv_OKUCcETXVkOKBodHDVc2_b1PM857KQ/s320/japanese-girls-at-th_94161.jpg

Quem vai ser o primeiro a fazer a piadinha do DJ So Big, quem vai?

ESTADOS UNIDOS

http://www.footballfancast.com/wiki/images/c/c0/USA_babes_2.jpg

Ainda lhe chamam soccer e tudo, mas estão a evoluir.


INGLATERRA

http://site.vengavenga.net/blog/wp-content/uploads/2010/06/Soccer_babes_England.jpg

Não se aguentam com a Alemanha, mas cumpriram os serviços mínimos.

MÉXICO

http://www.sportsgrindent.com/blog/wp-content/uploads/2010/06/mexico-babe.jpg

Há-de haver algum motivo para eles nunca falharem nenhum mundial.

ESLOVÁQUIA


http://img.cas.sk/img/4/gallery/309309_import-patricia-paris-vittekova-robert-vittek-futbalista-roka-2006-patricia-paris-vittekova-robert-vittek.jpg

E encontrar fotos de eslovacas no Google, hã? Tomem lá o que eu presumo ser o Robert Vittek e respectiva esposa.

CHILE

http://img.terra.com.br/i/2009/11/05/1357731-9919-ga.jpg


São todas chilenas. A sério, não vêem a bandeirinha lá ao fundo?

PORTUGAL

http://cr.theoffside.com/files/2009/01/cristiano-ronaldo-entertainer.jpg


Sem mais comentários.

4 Comments:

  • At 3:35 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    [url=http://cialisnowdirect.com/#hhilu]order cialis[/url] - cialis 10 mg , http://cialisnowdirect.com/#fnczd cheap generic cialis

     
  • At 11:50 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    [url=http://levitranowdirect.com/#fhctr]levitra 10 mg[/url] - levitra online , http://levitranowdirect.com/#torxw buy levitra online

     
  • At 11:06 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Regardless how careful a driver you are, i am not saying you won't be involved with a car accident. The final point here is that selecting minimum coverage's might end up costing you more within the future although it may well help save profit the short-term. Also, both types of residential policies usually cover damages inside event someone gets hurt on the property. dGCwApb, [url=http://www.igetcheapcarinsurance.com/acceptance-auto-insurance-northwood-ohio/]acceptance auto insurance northwood ohio[/url], WAdOeDo, [url=http://www.igetcheapcarinsurance.com/car-insurance-in-york-pa/]car insurance in york pa[/url], UIdjwtf, [url=http://www.igetcheapcarinsurance.com/what-is-my-motor-insurance-policy-number/]what is my motor insurance policy number[/url], Dhfwwkf,

     
  • At 9:25 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    ' So, in case you drive less than 25000 km yearly, this one's for you personally. Since the collision damage, the tariff of repairs, and the likelihood of theft are significantly lower for used cars, you will probably be capable of find cheap auto insurance rates. Not all states offer PIP, along with others, it's really a required form of auto coverage. uxihDNL, [url=http://www.igetcheapcarinsurance.com/aa-car-insurance-nz-phone-number/]aa car insurance nz phone number[/url], XIDJuEB, [url=http://www.igetcheapcarinsurance.com/car-insurance-jacksonville-fl/]car insurance jacksonville fl[/url], SjWqVcw, [url=http://www.igetcheapcarinsurance.com/vehicle-insurance-agent-commission/]vehicle insurance agent commission[/url], fIzOuTT,

     

Enviar um comentário

<< Home